domingo, 20 de maio de 2012

Valorizar a coesão social



Coesão social é um factor a preservar em tempos de crise.

Coesão Social é  aceite, em termos de dinâmica da vida social, designando  a harmonia, a união das forças sociais e das instituições que as sustentam e que concorrem para um fim harmonioso e coerente de vida em comum.

A solidariedade, a associação e a entreajuda são infinitamente mais fortes quando repousam numa cultura forte de direitos individuais.

A actual austeridade é uma arma de arremesso contra o Estado Social, a limitação dos défices públicos, a redução e degradação dos serviços públicos, o aumento da comparticipação nas despesas dos serviços públicos, o aumento da idade da reforma, a redução dos apoios sociais e as reformas laborais, provocando sempre mais trabalho e menos rendimento. Dado o estado de injustiça social da nossa sociedade, não será difícil conseguir melhorias visíveis.

Mota Soares falava em Penafiel, a propósito da proposta do Governo no sentido de permitir a acumulação do subsídio de desemprego com rendimentos de trabalho. A medida vai entrar em vigor em Junho e abrangerá 50 mil desempregados.

Esta foi uma das medidas que esteve, na sexta-feira, no centro da discussão do Governo com os parceiros sociais, a par do Salário Mínimo Nacional, em sede de concertação social.  

Sem comentários:

Enviar um comentário