sexta-feira, 4 de maio de 2012

Responsabilidade Social em Portugal



Hoje, mais do que nunca, ouvimos falar sobre Responsabilidade Social, mas o que é a Responsabilidade social?

A Responsabilidade Social  (RS) diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

As empresas têm uma responsabilidade social importante, devendo funcionar como promotores do desenvolvimento sustentável das sociedades onde se integram. Esta responsabilidade deverá integrar preocupações sociais a nível pessoal e comunitário. 

Desta forma as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa. É importante salientar que o que se entende por RS não se limita ao que é exigido por lei relativamente às condições de trabalho e protecção do Ambiente, devendo ir para além disso e abranger acções voluntárias que contribuam para o desenvolvimento da sociedade através da educação, cultura e melhoria das condições de vida, por exemplo.

Felizmente conheço e já tive o prazer de desenvolver projectos em que as empresas demonstram ter um papel importante no desenvolvimento da comunidade local e muitas mais empresas podem ter esse papel através de patrocínios, doações, mecenato e voluntariado em áreas como a educação, cultura e desporto, por exemplo. O número de actividades que se pode desenvolver é enorme e a nível nacional há exemplos de empresas a apoiar a construção de escolas e hospitais, fornecimento de material para escolas, conservação de monumentos e edifícios. Há casos de empresas em que os empregados participam voluntariamente em acções de educação e apoio a pessoas idosas ou doentes, durante o horário normal de trabalho. 

Na minha opinião, a responsabilidade social de uma empresa melhora a sua comunicação com a sociedade por uma simples razão: a partir do momento em que a empresa está convencida do seu papel social e se orienta para a melhoria contínua dessa sociedade, este esforço resulta apenas num constante fortalecimento, que aumenta e reforça o seu conceito junto dessa mesma sociedade.

Portugal tem demonstrado ao Mundo, ser um país solidário e felizmente são cada vez mais as empresas que tem vindo as ser certificadas socialmente, demonstrando o seu papel activo para com a Sociedade.

Mas importa por vezes saber mobilizar as empresas para os projectos sociais.

Desta feita O K'CIDADE e o GRACE estão a organizar o II Curso de Mobilização de Empresas para Projectos Sociais no dia 8, 15 e 22 de Maio de 2012, das 18.30 às 20.30 e a formação será dada em diferentes organizações na zona das Olaias. (Curso gratuito)

08 de Maio 2012 _Vitoria Clube de Lisboa,
15 de Maio 2012_ Clube Musical União
22 de Maio 2012_ Ass. de Moradores Viver Melhor no Beato 

Sem comentários:

Enviar um comentário