sábado, 5 de maio de 2012

Os Bancos Alimentares Contra a Fome 26 e 27 de Maio de 2012



Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à generosidade do público em mais uma campanha de recolha de alimentos no próximo fim-de-semana, 26 e 27 de Maio de 2012, em superfícies comerciais e na Internet.

" Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem)

Os Bancos Alimentares Contra a Fome têm como missão lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas que a título voluntário se associam a esta causa. De realçar que só em 2011 o conjunto dos 19 Bancos Alimentares existentes em Portugal e ilhas, recebeu mais de 30 mil toneladas de bens alimentares e apoiou 2.100 instituições que por sua vez assistiram cerca de 320.000 pessoas carenciadas.

Em 2011, participei nesta iniciativa e foi maravilhoso assistir a esta onda de solidariedade, que começa naquele que oferece o alimento com a entrega de bens não perecíveis como leite, conservas, azeite, bolachas, açúcar, farinha, massas, óleo, etc., depois pela pessoa que recolhe, ao que transporta, ao que descarrega, ao que separa, ao que armazena.

Foram num total 31.900 voluntários, que se juntaram a esta campanha que decorreu nas zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria – Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo e Viseu

Um total de 2309 toneladas de alimentos que foram recolhidos nesse Sábado e Domingo de 2011, no âmbito da campanha realizada em mais de 1560 superfícies comerciais do país pelo Banco Alimentar contra a Fome. Nesse ano as doações aumentaram 14,9 por cento em relação à recolha realizada em Maio do ano 2010.

São exemplos destes, inspiradores, motivadores e responsáveis que nos mostram que a solidariedade dos portugueses está activa e manifesta-se mesmo em tempos difíceis.

Sem comentários:

Enviar um comentário