quinta-feira, 3 de maio de 2012

2 milhões de Pobres em Portugal



Foto: Bairro Vale Santo António, Lisboa, Av. Mouzinho de Albuquerque

Em Portugal existem 2 milhões de Pobres, dos quais cerca de 300.000 são crianças, 596.000 são reformados e cerca de 586.000 são trabalhadores por conta de outrem.

A pobreza em Portugal é, na sua maior expressão, a pobreza dos baixos salários, das baixas reformas, do desemprego, das reduzidas prestações sociais, a que junta parte significativa de famílias numerosas e de famílias monoparentais.

Na região de Lisboa, com uma área de 2 935 Km2, há cerca de 309 000 pobres, o que significa 105 pobres por Km2, valor que ultrapassa, em muito, a capitação da Região Norte e das Regiões Autónomas.

A pobreza não resulta de uma única causa mas de um conjunto de vários factores, posso aqui apontar alguns:

Factores políticos: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades.

Factores económicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento, economia dependente de um único produto.

Factores sócio-culturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao género ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população.

Pobres não tenho duvidas que vão existir sempre, o que importa é lembrar que há pobres e sempre que possa , Divida com eles o pouco que tem.

Não seja indiferente !

Sem comentários:

Enviar um comentário